MARQUÊS DE SOVERAL - ORIGEM DO HOMEM QUE MARCOU UMA ÉPOCA
Luís Maria Pinto de Soveral, mais conhecido como Marquês de Soveral, foi um pesqueirense que marcou, no final do século XIX e os inícios do século XX, as cortes europeias e a vida política internacional.
Este é um dos três artigos sobre o grande Homem que foi Luís Maria Pinto de Soveral, criados com o intuito de dar a conhecer melhor este duriense e não deixar cair no esquecimento o seu nome.
Neste artigo, que serve como pequena introdução, ficará a conhecer as suas origens e as suas ligações à vida de S. João da Pesqueira.
OS SOVERAL E S. JOÃO DA PESQUEIRA
(Casa do Cabo em S. João da Pesqueira, pertencente à família do Marquês de Soveral)
Nasceu em 1851 na quinta de Cidrô em S.João da Pesqueira e viria a falecer em Paris no ano de 1922.
Em 1895 é Ministro dos Negócios Estrangeiros, recebendo em 1901 o titulo de Marquês de Soveral.
(S. João da Pesqueira ante de 1911)
Luís Maria Pinto de Soveral, que viria a ser Marquês de Soveral, fica detentor de toda a fortuna de seu pai, onde se incluía a Quinta de Cidrô.
(….) foi assim que a Quinta de Cidrô, pertencente ao avô de Luis Maria Pinto de Soveral, veio parar às mãos de seu pai Eduardo e de seu tio Jorge Artur, ambos solteiros à data” P.54 – Livro | Marquês de Soveral - Homem do Douro e do Mundo
“Luis Maria deve ter herdado a Quinta de Cidrô diretamente de seu tio Jorge Artur, para além dos bens pecuniários, o que quer dizer que este teria adquirido, ainda em vida, o quinhão de Eduardo” P.91 – nota de rodapé
Era neste palacete que Luís Maria se “refugiava” da sua vida pública e tratava da sua vida privada.
“…para aí lhe escreve Eça de Queiroz (…). Ao seu verus amicus ainda lhe custava acreditar que Luís Maria, a quem chama «vinhateiro», fosse passar «nessas penedias do Douro…nesses desertos da Pesqueira…”
(Palácio de Cidrô em S. João da Pesqueira)
A AMA DO INFANTE D. MANUEL
É também para o Palácio de Cidrô que Luís Maria traz as mais diversas personalidades como a Família Real Portuguesa em 1906. Foi através desta ligação entre o Marquês de Soveral e a Família Real que Maria dos Anjos Esteves (Marquinhas Rainha), uma jovem pesqueirense, se tornará “mãe de leite” do futuro Rei D. Manuel II.
(Marquinhas Rainha, ama do Infante D. Manuel)
Com esta primeira parte da trilogia que o fará conhecer melhor o Marquês de Soveral, abordamos as origens bem como a ligação a S. João da Pesqueira.
No próximo artigo irá descobrir neste duriense um diplomata com verdadeiro estatuto de rei!
Se gosta do Douro e das suas histórias, acompanhe os nossos artigos deixando o seu e-mail em baixo.
Fontes:
Marquês de Soveral Homem do Douro e do Mundo; Município de S. João da Pesqueira 2008