Lugares e expressões mágicas no concelho de S. João da Pesqueira
No concelho de S. João da Pesqueira existem várias expressões, práticas e conhecimentos que ajudaram a criar a nossa identidade de hoje e ligam as nossas populações à terra e lugares onde vivem.
Este património cultural é chamado de património imaterial.
Ao percorrer o concelho de S. João da Pesqueira, podemos descobrir lugares e passagens que persistem na memória das populações, assim como locais e lugares com mitos e lendas, alguns deles com rituais e práticas peculiares.
Na localidade de Paredes da Beira existe a lenda da Fontinha de Belém.
Num afloramento rochoso, existente na periferia da capela da Senhora da Assunção, existe uma pequena concavidade em que fica retida água. A rapariga que molhar naquele local os cabelos, eles crescem e ficam mais fortes.
Será que valerá a pena experimentar?
Tal como a Fontinha de Belém, existe em Riodades uma rocha mas esta com marcas impressas. Chamam-lhe a Fraga do Sapatinho e está associada à religiosidade de S. Gens e à construção de um ermitério.
Não sendo favorável com o local, S. Gens saltou e deixou as marcas impressas no afloramento granítico.
Um verdadeiro peso pesado de Riodades!
Outro local de grande valor natural e cultural é S. Salvador do Mundo onde as tradições e rituais se ligam com o espaço e natureza do local.
Das suas características naturais e ocupação humana milenar surgiram várias lendas e rituais.
Referimos neste artigo a lenda da Fraga do Diabo. Localizada perto da capela do Senhor Morto e da Cova, estão marcados os “cascos, joelhos e chifres do Demo, que ao fugir apressado de S. Pedro, caiu, e deixou ali visíveis as marcas da sua estrutura física”.
Também, em S. Salvador do Mundo, ou Ermo como lhe chama a população local, ainda se mantém a crença e o ato de dar o nó numa giesta, segundo a tradição todo o jovem que dê um nó com a mão esquerda, em andamento, numa giesta, ao descer o monte para a capela de Nossa Senhora da Penha, casará nesse ano”.
Existem espalhados pelo concelho de S. João da Pesqueira mais tradições, histórias, lendas e rituais que iremos falar nos próximos artigos.
Se não quer perder nada sobre o que de melhor o concelho de S. joão da Pesqueira possui, deixe o seu contacto em baixo e receba no seu e-mail ou telemóvel as nossas novidades!