- Inicial
- Turismo
- Lugares com História
- Solares e Palacetes
Solares e Palacetes
Residência Senhorial dos Lemos e Azevedos (Paredes da Beira)
Possui capela privativa, constitui notável exemplar da arquitectura setecentista. De invocação à Sra. da Assunção o pequeno templo (mais conhecido dos Santos Mártires) é um expressivo monumento de arte ornamental e decorativa da segunda metade do século XVIII. A fachada, pitoresca e cenográfica, alia a fantasia e opulência decorativa à plasticidade dos ornamentos e remates (rococó ou joanina) da ponta final do barroco. O jogo óptico do frontão é espectacular.
Museu Eduardo Tavares (S. João da Pesqueira)
Este edifício apresenta uma fachada barroca que ostenta a pedra de armas real que foi mandada edificar por D. Maria I, em 1794.
Palácio de Cidrô (S. João da Pesqueira)
Belíssimo edifício apalaçado que pertenceu ao Sr. Luís de Soveral Vassalo e Sousa, avô de Luís Maria Pinto de Soveral, primeiro Marquês de Soveral onde nasceu em 1851. Foi aqui que o rei D. Manuel II e certamente seu pai D. Carlos, convidados de honra do prestigiado Marquês, passeavam nesta quinta na época das vindimas com sua comitiva real.
Paços do Concelho (S. João da Pesqueira)
Construção erudita tipo apalaçada. Este possui uma planta rectangular simples com destaque para a cornija sobrepujada pela pedra de armas, molduras de granito e secada com varanda de ferro, o que lhe dá um ar nobre. O Átrio merece especial atenção, pois contém belíssimos painéis de azulejos alusivos à etnografia da vinha e do vinho.
Casa do Cabo (S. João da Pesqueira)
Palacete de Brasão Joanino, pós Pombalino que constitui um dos exemplos do património construído mais belo da região. Delineado por Nicolau Nasoni, este solar pertenceu à família mais ilustre da época – a família Sande e Castro.
Casa do Adro (Trevões)
Mandada erguer em 1605 por Baltazar de Almeida Camelo. A fachada principal do edifício pontua 8 janelas, sendo as do andar nobre da sacada com gradeamento em ferro folgado; e as do píseo térreo de guilhotina gradeadas em peito de rôla. Ao centro encontra-se um portal com 2 volutas que sustentam o brasão de armas dos Almeidas, Coutinho e Camelo.
Solar do Caiados (Trevões)
Este edifício do século XVII, de planta longitudinal, estrutura-se em dois corpos com diferentes alturas devido à inclinação da rua onde está situada.
Solar dos Melos (Trevões)
Também conhecido por Solar dos Caiado Ferrão, foi mandada edificar em 1671, por Francisco de Almeida Caiado. Da construção primitiva já existia a capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, conservando-se o corpo central da casa, com uma escada de patim adossada.