INATIVAÇÃO DE NINHO DE VESPA ASIÁTICA
O Município de S. João da Pesqueira atento à recente proliferação da vespa velutina (ou vespa asiática), pediu apoio à Associação de Modelismo do Centro de Portugal para a eliminação de ninhos desta espécie invasora.
Um representante da Associação de Modelismo do Centro de Portugal, veio efetuar uma demonstração no nosso Concelho com o sistema “SISTRAQ”, um dos métodos utilizados para a desativação dos ninhos de vespa asiática. Este método é composto por:
- Uma cana de carbono e alumínio para intervenção em ninhos até 20 metros e equipada com bomba elétrica e depósito de químico.
- Os tubos utilizados são de baixo valor residual (3mm) para reduzir ao máximo a quantidade de químico, e respetivo impacto ambiental, alimentando o sistema uma bateria de polímeros de lítio, e respetivo carregador.
- A solução é composta por um atrativo para vespas asiáticas, com feromonas e desenvolvido especialmente para esta metodologia, para deste modo entrar no sistema de alimentação das colonias e garantir resultados mais eficazes. É uma intervenção seletiva e localizada de uma solução de peritróides sem repelentes, e de baixa concentração (0,3 a 0,5%).
De entre os conselhos que se dá acerca deste problema, recomenda-se que, em caso de avistamento da vespa velutina, deve ser observado em redor se existem sinais de ninho.
A deteção ou a suspeita de existência de ninho ou de exemplares de vespa velutina deve ser comunicada ao Serviço Municipal de Proteção Civil (telf:961 313 583), mencionando o local de deteção.
A destruição dos ninhos deve ser efetuada por técnicos habilitados para limitar a sua dispersão.
Em caso de picada, se a vítima for alérgica, deverá dirigir-se à unidade de saúde mais próxima.