1º VISCONDE DE TREVÕES
No artigo de hoje, o Município de S. João da Pesqueira fala-vos de uma personagem importante deste concelho, a quem o Porto Canal realizou um documentário no programa Caminhos da História (vídeo no final do artigo), falamos de Emídio José Ló Ferreira, o 1º Visconde de Trevões.
Natural de Trevões, desenvolveu parte da sua vida em Matosinhos emigrando posteriormente para o Brasil. Ai, em terra de Vera Cruz, realizou trabalhos na área da construção civil e do negócio da borracha, aumentando a sua fortuna e prestígio.
Regressado a Portugal, funda, no ano de 1906 em Matosinhos, o Cineteatro Constantino Nery e, através da sua ação mecenática, realiza ainda na mesma cidade obras no Adro da Igreja do Bom Jesus e incentiva com outras personalidades, a construção do Bairro dos Pescadores.
Constrói nesta cidade a sua residência, posteriormente conhecida por Palacete do Visconde de Trevões, em virtude da concessão do titulo de 1º Visconde de Trevões no ano de 1909 por D. Manuel II. É ainda condecorado como Comendador da Ordem de Cristo.
Conhecido benemérito, sabe-se que em 1922 é irmão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, cidade onde é proprietário da Quinta da Almodena, espaço onde viria a falecer no ano de 1942.
A proximidade genealógica com Trevões e a sua ação no abastecimento de água neste território, levaram a que fosse atribuída a designação de Praça Visconde Ló Ferreira a este espaço nobre e identitário do núcleo histórico de Trevões.