Riodades





Localização
A freguesia de Riodades é constituída por dois aglomerados populacionais, a sua sede e a localidade Vale de Penela. Estas situam-se no vale do rio Távora, a 31,5 Km da sede do Concelho S. João da Pesqueira.
História
Riodades é uma freguesia essencialmente agrícola, com especial incidência na cultura de vinho, azeite, batata e milho.
No século XIII, mais precisamente no ano de 1258, as inquirições de D. Afonso III atribuíram a este povo o topónimo de Rivus-de-Àedéns ou Rio-d’Ades, designação essa que ficou a dever-se a extensas camadas populacionais de aves de arribação que seriam, porventura, patos bravos e tinham como seu habitat natural o rio Távora, as ribeiras de Tavarela e Macieira.
Há no entanto quem defenda outra tese quanto à toponímia e sustente que o nome de Rivus-de-Àadéns deriva de numerosa família ilustre, aqui residente noutros tempos, cujo chefe se chamaria Adão, e daí resultar a origem do topónimo.
A história de Riodades funde-se em alguns aspectos com a de Paredes da Beira, uma vez que outrora existiu uma estreita ligação entre os dois povos como se pode verificar numa lápide que se encontra na capela dos Santos Mártires, na freguesia de Paredes da Beira, e que em fins do século XVIII pertencia à Quinta da Corredoura, integrada no solar dos Lemos e Azevedos.
Património
A Igreja Paroquial de S. Miguel velho templo medieval, foi ao longo dos tempos sendo adulterado pelas diversas reconstruções. Na última reparação efectuada, sofreu uma redução considerável nas suas dimensões, mas guarda ainda no seu interior uma arte sacra valiosa digna de ser reparada. A talha dourada do altar-mor é uma preciosidade. Recentemente, a Igreja paroquial de S. Miguel, de raiz românica, transitou para um templo moderno de grande dimensão, conservando o velho templo.
Capelas
A Capela Senhora da Alegria é o ex libiris desta freguesia, situada no cimo de um serro com acesso por um escadório de vários patamares com 365 degraus, inaugurado em 1966.
A Capela S. Salvador do Mundo também é chamada pela população de capela do Santo. Aqui se pensa ter sido a primeira igreja matriz de Riodades.
Padroeiro
O padroeiro da freguesia de Riodades é S. Miguel. Contudo, a grande romaria é realizada à Nossa Sra da Alegria, antigamente a 12 e 13 de Setembro e agora no mês de Agosto, para receber os emigrantes.
Gastronomia
O prato típico desta freguesia é o cabrito assado no forno, ao nível da doçaria os biscoitos, bolos de leite e bolos de Páscoa são os mais apreciados.
Miradouros
De destacar, o miradouro da Sra da Alegria com acesso de automóvel ou a pé, através do escadório. Mais informações »