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ONDAS DE CALOR | ESPECIAL ATENÇÃO PARA OS DIAS 2 A 5 DE AGOSTO
Ondas calor 1 710 999

As ONDAS DE CALOR correspondem a um período de alguns dias da época estival, com temperaturas máximas superiores à média usual para a época do ano.

As ONDAS DE CALOR têm um grande impacto na saúde humana e também contribuem para a criação de condições propícias à propagação de incêndios florestais.

Nos próximos dias, 02 a 05 de agosto, teremos temperaturas muito elevadas, as máximas estarão muito perto dos 40.º graus, havendo a possibilidade de passar esta marca.

Na próxima quinta-feira, sexta-feira e sábado as temperaturas máximas oscilarão entre os 38.º e os 41.º.

ONDAS DE CALOR

1) Grupos de Risco

a) Bebés:

São especialmente sensíveis ao calor, desidratando com muita facilidade uma vez que os mecanismos de regulação da temperatura corporal ainda são imaturos.

b) Idosos:

Nos idosos os mecanismos de regulação da temperatura corporal já não funcionam tão bem como num adulto saudável, desidratando com facilidade. Geralmente têm muita relutância em beber líquidos, devendo ser incentivados a tal. Devem ingerir diariamente, pelo menos mais um litro de água, ou de outro líquido não açucarado, do que bebem normalmente. Uma boa hidratação nos idosos diminui o risco de doenças do coração e cardiovasculares, inclusive tromboses.

c) Doentes acamados:

Muita roupa de cama aumenta a temperatura do corpo, favorecendo a desidratação, e aumentando, mesmo com uma boa higiene corporal, a possibilidade de contraírem doenças de pele como fungos e “escaras” (feridas na pele). Privilegie roupas feitas de algodão ou linho em detrimento das fibras sintéticas.

d) Outros grupos de risco:

Indivíduos com obesidade, problemas renais, doenças cardiovasculares crónicas e comportamentos de risco (exposição prolongada a sol, ingestão excessiva de álcool etc.).

2) Efeitos no Corpo Humano

a) Cãibras musculares

Em situações de muito calor a transpiração origina a perda de água e sais minerais. Normalmente, a compensação é feita apenas com água, levando a que o tecido muscular se ressinta da falta de sais, reagindo com contracções involuntárias dos músculos das pernas e abdominais que provocam dor (cãibras).

i) Sintomas:

Contracções involuntárias dos músculos das pernas e abdominais; pele fria e húmida; temperatura corporal normal; sem alteração do estado de consciência.

ii) Que fazer?

Repousar num ambiente fresco;

Remover roupas apertadas;

Massajar os músculos afectados de modo a aliviar a dor;

Beber água natural com uma colher de chá de sal por cada meio litro de água (a água deve ser bebida devagar durante várias horas até se recuperar dos sintomas).

b) Exaustão pelo calor

A exposição a temperaturas muito elevadas e a grande perda de água e sais pode levar a uma situação de exaustão pelo calor.

i) Sintomas:

Dores de cabeça; náuseas; vómitos; tonturas; fraqueza; cãibras; pele húmida e pálida; temperatura corporal normal ou ligeiramente aumentada.

ii) Que fazer?

Repousar deitado num ambiente fresco;

Remover roupas apertadas;

Se possível utilizar soluções comercializadas para hidratação oral, caso contrário beber água natural com uma colher de chá de sal por cada meio litro de água;

Se a vítima estiver com vómitos ou inconsciente deverá ligar imediatamente para o 112.

c) Golpe de calor 

O golpe de calor corresponde a uma emergência médica. Quando exposto durante muito tempo a situações de calor extremo o organismo perde a capacidade de regular a temperatura. A temperatura interna sobe para valores muito elevados podendo provocar lesões internas graves.

i)  Sintomas:

Pele vermelha, quente e seca; pulsação rápida e fraca; temperatura corporal muito elevada; vómitos, perda da consciência.

ii) Que fazer?

Ligue imediatamente para o 112 ou leve a vítima para o hospital mais próximo;

Remover roupas apertadas;

Enquanto não chegar ajuda médica deve-se tentar arrefecer a vítima colocando compressas frias ou mesmo sacos com gelo nas virilhas, axilas e peito (zonas do corpo onde ocorre maior transferência de calor) ou mergulhar a vítima em água tépida (20. º c a 25.º c);

Elevar as pernas;

Se a vítima tiver vómitos deve ser colocada em posição lateral de segurança;

Não dar líquidos (a hidratação deve ser feita em meio hospitalar).

3) Medidas de Autoprotecção

a) Em dias de muito calor:

Ingira água ou outros líquidos não açucarados com regularidade, mesmo que não sinta sede. Pessoas que sofram de epilepsia, doenças cardíacas, renais ou de fígado ou que tenham problemas de retenção de líquidos devem consultar um médico antes de aumentarem o consumo de líquidos;

Se tem idosos em casa incentive-os a beber pelo menos mais um litro de água por dia para além da que bebem normalmente. Eles vão rejeitar mas deve insistir;

Procure manter-se dentro de casa ou em locais frescos;

Em casa, durante o dia, abra as janelas e mantenha as persianas fechadas, de modo a permitir a circulação de ar;

Durante a noite, abra bem as janelas para que o ar circule e a casa arrefeça;

Evite sair à rua nas horas de maior calor, mas se tiver de o fazer, proteja-se usando um chapéu ou um lenço;

Vista roupas leves de algodão e de cores claras. As cores escuras absorvem maior quantidade de calor;

Evite usar vestuário com fibras sintéticas ou lã. Provocam transpiração, podendo levar à desidratação;

Evite fazer exercício físico ou outras actividades que exijam muito esforço;

Evite estar de pé durante muito tempo, especialmente em filas e ao sol;

Se tiver oportunidade, desloque-se nas horas de maior calor para locais com ar condicionado;

Um pequeno duche de água tépida arrefece o seu corpo rapidamente aumentando o seu conforto. Se o seu corpo estiver muito quente não deve tomar banho com água muito fria;

b) Quando Viajar:

Viaje de preferência a horas de menos calor ou à noite;

Quando viajar de automóvel faça-o por períodos curtos. Se tiver que fazer grandes viagens leve consigo água ou outros líquidos não alcoólicos e não açucarados em quantidades suficientes;

Proteja os passageiros da exposição ao sol, cobrindo as janelas com telas apropriadas, que não dificultem ou prejudiquem a condução;

Nunca viaje com as janelas totalmente fechadas a não ser que tenha ar condicionado no seu carro;

Se viajar com crianças mantenha-as o mais arejadas possível, vestindo-lhes o mínimo de roupa e dando-lhes frequentemente água a beber:

Se viajar com bebés tenha em atenção que o leite é a sua refeição normal e que no intervalo entre as mamadas devem beber bastante água;

Tenha atenção aos idosos que viajam consigo. Não devem vestir de negro nem roupas de fibra sintética e devem também beber um suplemento de água;

Coma poucas quantidades de cada vez e várias vezes ao dia;

As refeições devem ser ligeiras, sopas frias ou tépidas, saladas, grelhados, comidas com pouca gordura e pouco condimentadas, acompanhadas de preferência com água, chá fraco ou outros líquidos não açucarados;

Não beba bebidas alcoólicas. Num organismo desidratado são absorvidas rapidamente podendo levar a estados de embriaguez com maior facilidade.

c) Na praia:

Vá à praia apenas nas primeiras horas da manhã (até às 11 horas) ou ao fim da tarde (depois das 17 horas). Mantenha-se à sombra, use chapéu, óculos escuros e cremes de protecção solar. Uma exposição ao sol prolongada leva a queimaduras de pele que só por si aumentam a perda de líquidos.

Não se esqueça que os bebés e os idosos são especialmente sensíveis às ondas de calor.

Para a consulta de mais informação relacionada com a temática das Ondas de Calor sugere-se o acesso ao site da Direcção-Geral de Saúde (http://www.dgs.pt ), bem como do Instituto de Meteorologia (http://www.meteo.pt).