Pesquisar

 
Conhecer o Património
1 1 710 999
31 de Março de 2018

No dia 27 de Março decorreu a ação Conhecer o Património do CEARTE, projeto socioeducativo do Município de São João da Pesqueira, em Nagoselo do Douro.

A equipa de jovens exploradores iniciou o dia com a realização de um percurso pedestre em São João da Pesqueira com destino à Senhora de Lurdes, Nagoselo do Douro.

Ao longo de duas horas puderam interagir com a paisagem natural e cultural deste território, que culminou no alto da Senhora de Lurdes com a observação de toda a paisagem do Douro, um dos locais privilegiados para conhecer este território.

A paragem obrigatória era junto à capela de invocação à Senhora de Lurdes, onde os exploradores puderam contemplar toda a panorâmica que este local proporciona.

E porque se pretende o contato com a natureza, e aproveitando as condições físicas existentes, o almoço realizou-se na ambiência natural deste espaço, em que o cenário de fundo era o rio Douro.

Façam como nós, venham conhecer a Senhora de Lurdes em Nagoselo do Douro.

No período da tarde, a equipa rumou para a Casa dos Lobatos onde percorreu as várias culturas existentes, e na área do olival ficaram a conhecer as propriedades da cultura do azeite e as boas práticas associadas ao seu consumo. Posteriormente, a iniciativa desenvolveu-se com a realização de uma prova de azeite, provando-se ainda diversas iguarias associadas a esta cultura, como as célebres tibornas ou o uso do azeite na gastronomia.

Cultura, Património, Natureza, Agricultura…

Percorremos a realidade de Nagoselo do Douro

Esta iniciativa contou com o apoio e colaboração da Junta de Freguesia de Nagoselo do Douro, da Casa dos Lobatos (Eng.ª Carmem Susana), Bombeiros Voluntários de S. João da Pesqueira, Bombeiros Voluntários de Ervedosa do Douro e Guarda Nacional Republicana e o grupo de desporto do Município.